O que eu posso e o que eu não posso comer.
Para descobrir quais são os alimentos ricos em oxalato e saber substitui-los, resolvi ir a uma nutricionista. Além de me dizer quais são os principais vilões ( beterraba, amendoim e espinafre), ela me fez uma dieta mais saudável. Não preciso emagrecer nem engordar, mas preciso comer melhor.
Confesso que a grande perda devido ao oxalato foi o chocolate. Só vou poder comer 40g por dia, e para fazer isso tenho que riscar todos os outros alimentos com o mesmo composto. Mas me sobrou o chocolate branco, que é mais tranquilo e não terei que fazer tantos sacrifícios.
Com várias restrições, eu ainda estou um pouco perdida nas refeições. A nutricionista pediu para eu comer uma fruta entre o café e o almoço e o almoço e o jantar, mas sempre tenho que pensar qual posso comer. Na hora de pedir bebida em restaurantes, só me resta a água, já que refrigerantes com corantes estã cortados ( ou seja, quase todos) e frutas cítricas também ( a grande maioria).
Aí vai a lista dos alimentos com oxalato de cálcio e o seu teor.
Não comer: Espinafre, beterraba, germe de trigo, amendoim, chocolate, cacau, canela, pimenta, corantes, coca-cola, marmelada, figos, groselha, ameixas, framboesa, gelatina, molho de tomate, soja, nozes, quiabo, salsinha .
Moderado teor: Uva, aipo, pimentão, morango, fígado, laranja, abacaxi, , tomate, café, batata doce, chá preto indiano, mate.
Não sei o teor: Kiwi, amora, cenoura, chicória, escarola, oliva, batata.
Semana que vem eu conto mais detalhes sobre o tratamento da vulvodinia.
Até lá.